Igreja da Lavandeira




Igreja da Lavandeira

A igreja paroquial de Santa Eufémia da Lavandeira é uma capela do séc. XVII de planta complexa, constituída por alpendre, nave e capela-mor rectangulares e uma sacristia e torre sineira quadrada adossadas a sul.
A fachada principal apresenta um alpendre sustentado por colunas toscanas assentes num muro de 1,38 m. A cornija é despida de decoração. No seu interior o alpendre tem um forro em madeira que se apresenta deteriorado. O acesso à nave é feito por um portal de verga recta, encimado por um frontão curvo interrompido e ladeado por duas janelas de cornija saliente.
A torre sineira ergue-se do lado direito e divide-se em dois registos demarcados, tendo o superior uma dupla sineira e um relógio de aplicação recente. O registo inferior tem lateralmente uma porta com varandim.
O interior mostra um lambril de azulejos figurativos azuis e brancos e, no lado do Evangelho, um púlpito em talha. O pavimento é de granito, e o tecto, em falsa abóbada, apresenta caixotões pintados com temas do hagiológio católico. O arco triunfal assenta sobre pilastras pintadas, ladeadas por retábulos de talha.
A capela-mor, também com lambril de azulejos azuis e brancos, apresenta igualmente o tecto com caixotões pintados. O retábulo de talha dourada é decorado por parras, uvas e "putti". A sacristia tem um arcaz encimado por vão pleno, pintado com motivos rococós. O tecto tem também caixotões pintados.

Nenhum comentário: